Book ID: 110629
Bicudo, Carlos Eduardo de Mattos and Mariangela Menezes
Generos de Algas de Aguas Continentais no Brasil. 3rd rev. & augmented ed. 2017. 552 p. gr8vo. Paper bd.- In Portuguese, with Latin nomenclature.
A terceira edição de Gêneros de algas de águas continentais: chave para identificação e descrições foi inteiramente atualizada e ampliada. Os 11 anos que separam a edição anterior desta terceira edição foram um período de intensa atividade na sistemática e na taxonomia mundial das algas, causada, principalmente, pela introdução de técnicas da biologia molecular e da microscopia eletrônica de varredura na identificação de gêneros e categorias infragenéricas das microalgas.
Os estudos de biologia molecular afetaram bastante a taxonomia, como, por exemplo, das Chlorococcales e das Euglenophyceae; e as Bacillariophyceae vêm sendo alvo constante da microscopia eletrônica de varredura, que dividiu gêneros e redistribuiu espécies.
O total de gêneros incluídos nesta terceira edição da chave é 591. O que parece ser um aumento desprezível no número total de gêneros identificados para o país, se comparado com os 584 conhecidos em 2006, deveu-se à reformulação antes mencionada, que ora aumentou o total, ora o diminuiu por conta dos arranjos sistemáticos.
Sem uma obra similar concorrente no momento em toda a América Latina, a presente chave é uma demanda da comunidade científica brasileira. Substitui com enorme vantagem a edição anterior, a segunda. Gêneros de algas de águas continentais: chave para identificação e descrições é, sem dúvida, absolutamente indispensável e um verdadeiro ‘vade mecum’ para os especialistas de todas as instituições nacionais e latino-americanas que se ocupam da qualidade da água ou do tratamento das águas servidas, bem como para os estudantes de graduação e pós-graduação e os tomadores de decisão na área da água.